terça-feira, 2 de junho de 2009

O Epicurista

Em Ribeirão Preto tem uma casa de comida nordestina há algum tempo... Chama-se O Epicurista.

Esta foi minha segunda tentativa de comer no local, já que há alguns anos eu e meus pais tentamos almoçar uma vez e após sentarmos na mesa e esperarmos cerca de 15 minutos para recebermos o cardápio, nos levantamos e saímos.

Desta vez foi diferente... A começar pelo ambiente, todo reformulado em relação ao primeiro contato. Muitas mesas vazias, contrariando uma suspeita de que demoraríamos para ter uma mesa, já que o estacionamento estava lotado... Os garçons estavam todos fantasiados de nordestino (para falar bem a verdade, todos eles tinham um rosto bem característico daquele povo mais do sertão, sabe? Aquela cara que a Rede Globo e afins retratam como "o nordestino").

Como uma boa conhecedora da culinária nordestina que me considero, modéstia à parte, já que fui muitas vezes lá "pras bandas de riba" e a aprecio demais, perguntei se a casa oferecia "Maria Isabel", que é a paçoca com carne seca, típica de Teresina - PI, que é só uma das gostosuras que me matam de saudades daquela terra. Para minha surpresa o garçom Francisco não sabia do que se tratava... Expliquei, e ele disse que tinha a paçoca comum... Na dúvida, achei melhor não arriscar e pedir pratos mais tradicionais... Aqueles que TOOOOODO mundo conhece como nordestino...

Pedi um baião de dois e um filet mignon (carne de sol), que acompanhava ainda arroz, feijão, pirão de leite (uma "dilíça" que aprendi a comer no PI também). Tomei um susto quando vi o baião com feijão carioca e sem coentro.... COMO ASSIM??? QUE CRIME!!!

Bom, não posso dizer que estava ruim... Nada disso... Estava bom... Nada comparado aos pratos que meus amigos nordestinos Lourena (PI), Henrique (CE) e Pedro (BA) me fizeram experimentar em algumas das minhas viagens, mas para paulista, até que dá...

Fiquei pensando que eles faziam os pratos "adaptados" exatamente porque os paulistas não estão tão acostumados com o paladar realmente típico do nordeste... Quando a gente vai como turista, a gente acaba comendo em locais feitos para turistas...
Meu irmão, que nunca tinha comido baião, adorou...

O garçom disse que se a gente tivesse pedido o coentro, ele poderia ter trazido à parte... Mas deixa para uma próxima... Fica o recado para quem gosta...

Bar do Epicurista
Endereço: Av. Francisco Junqueira, 3280 - Ribeirão Preto/SP

Tel.: (16) 3632-4616


Nota 7.

4 comentários:

  1. Ahhhhhhh!Amooo esse lugar!Agora preciso descordar de tí!
    E sem falar q o proprietário é meu amigo!Muito educado,gente fínissima!
    Gde abraço a vc Hugo!!!!Sei q demoramos p aparecer!
    MAs é a correria amigo!!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o proprietário, aliás, essa é uma boa oportunidade de dizer que neste blog só escreverei sobre locais e/ou serviços com os quais não tenho absolutamente nenhuma relação pessoal...
    Discordar sobre o que? Não entendi... Sobre as preparações dos pratos? Bom... Foi minha opinião... Respeito a sua... E ela é muito bem vinda... Obrigada!

    OBS: Quem é Hugo?

    ResponderExcluir
  3. Em tempo...
    Como internet é uma coisa estranha e muitas vezes a gente interpreta frases de maneiras erradas, gostaria de esclarecer que o que eu afirmei acima é que todas as opiniões são bem vindas... Sejam elas concordando ou discordando. Acredito que só enriquecem o blog... Por isso ele se chama OPINIÕES e não OPINIÃO...
    E queria reiterar que eu GOSTEI do local... Que só acho que ALGUMAS pequenas coisas poderiam ser melhores...

    ResponderExcluir
  4. Estamos em 2011 e ao acaso que "caí" no seu blog.

    Sou capixaba e moro em ribeirão e a diferença de uma casquinha de siri daqui para lá e simplesmente TOTAL. Lá é feita da carne de siri aqui é uma pasta....

    Esse é apenas um exemplo para mostrar que não dá para se cobrar uma culinária fidedigna de um lugar a mais de 1000km do local de origem....

    ResponderExcluir